Enfermeira do Silent Hill
(Créditos: Mia - Cosplaybr)

Tutorial produzido por Mia e publicado no cosplay Brasil.

 

 

Materiais:

 
 Vestido:  










Vestido de enfermeira branco - Dá pra comprar pronto em loja de fantasia, mas eu fiz o meu; quis gastar o mínimo possível com esse cos, e como já tinha o tecido em casa - um tipo de brim branco - resolvi usar.

 

 Chapéu:

Tecido - eu usei algodão cru porque não tinha mais do branco do vestido, mas pode ser qualquer um)

Entretela colante

 

Máscara:

Balão de aniversário - tamanho grande pra caber a cabeça
Jornal
Pincel
Cola
Gaze

 

Sapato:

Sapato branco ou bege - Eu usei um branco que tinha aqui sobrando.

 

Tingimento:

2 caixas de chá preto - Compre a mais barata, achei aqui por R$1,70 com 12 saquinhos.
Balde
Colher grande
Água quente
Saco plástico
- Opcional, mas recomendável.

 

 

Efeitos:

Aerógrafo - Opcional, mas eu usei e o efeito é maravilhoso! acredito que usar tinta bem diluída e um pincel de espuma ou pedaço de estopa ajuda a simular o efeito.
Tinta para aerógrafo cor de ferrugem
Tinta acrílica vermelha - Eu fiz uma mistureba de vermelho ferrugem + carmim + sombra queimada + água pra dar cor de sangue coagulado, solte sua veia artística nisso!
Tinta acrílica preta
Betume
*Imagens dos materiais meramente ilustrativas

 

Como fazer:

 
Tingimento:  
1) Essa parte foi divertidíssima! Aproveite pra tingir tudo de uma vez: vestido, gaze e chapéu (explicações mais abaixo). Eu peguei um balde grande e forrei com saco plástico preto pra não manchar. Joguei uns 5-6 saquinhos lá dentro e botei água pra ferver (deu umas 3 ou 4 chaleiras, não lembro). 2) Misturei com uma colher grande e fui atochando a gaze e o vestido lá dentro. É pra deixar amassado mesmo! Joguei mais alguns saquinhos (não lembro quantos, vai da sua inspiração) e mais duas chaleiras de água fervendo. Deixei lá de molho e fui ver a novela XD Nos intervalos eu sempre ia dar uma mexida, trocar de lugar, essas coisas.
   
3) Quando estiver frio o suficiente pra você pegar com a mão e não se queimar, é hora de tirar tudo de dentro e botar no forno (ahn? isso mesmo!). 4) SEM TORCER, ponha o vestido em uma assadeira grande. Não é pra dobrar ele bonitinho, é pra deixar amarfanhado mesmo.
   
5) Com o forno pré-aquecido a 150º, coloque a assadeira com o vestido lá dentro e deixe por uns 10-15 minutos. Fique de olho pra não começar a queimar! Esse processo serve tanto para fixar o chá no tecido quanto pra deixar dobras e principalmente manchas de tostadinho (marrom, não preto) no tecido. Fica LINDO! Eu fiz com a gaze também mas não achei que fez diferença. Aproveite o chá que sobrou para tingir o chapéu. É só mergulhar e deixar uns 3 minutinhos que fica ótemo! 6) Tire da assadeira ainda sem torcer e pendure pra secar. Vai pingar MUITO chá, então ponha o balde embaixo ou pendure em cima do tanque (foi o que fiz). Como aqui tá na época de seca, o vestido secou da noite pro dia. O efeito ficou muito legal!

 

 

 
Máscara:  
7) Essa é a etapa que deve ser feita primeiro, pois envolve secagem e isso pode demorar. Encha um balão de aniversário até ficar mais ou menos do tamanho da sua cabeça. Amarre e apoie em algo - eu enfiei a ponta em uma vasilha, dá sustentação e fica fácil de trabalhar. 8) Corte muuuuitas tiras de jornal, não precisam ficar retinhas e podem ser compriddas - não há necessidade de fazer uma superfície lisa. Use a boa e velha mistura de cola e água. Eu usei cola Cascorez porque minha cola branca acabou. XD
   
9) Coisa linda: a máscara ficou menor que a minha cabeça ¬¬ Solução: é só cortar atrás um triângulo (do cume da cabeça até a base da nuca) e dar dois cortezinhos em cada lateral do triângulo na altura do cocuruto. Funcionou! Aí é botar a gaze prendendo com cola. Fica mais fácil se alguém fizer na sua cabeça pra ficar certinho, sem folga e sem apertar. 10) Pra não cair cola no meu cabelo, vesti um saco plástico na cabeça COM ABERTURA PARA NARIZ E BOCA, pelamor não queremos ninguém sufocando XD Corte dois buraquinhos na altura dos seus olhos e cubra com uma camada de gaze. Você vai conseguir enxergar e as pessoas não vão ver seus olhos ^^ O mesmo pode ser feito para nariz e boca (só pensei nisso depois da máscara estar pronta o.O ).

 

 

 
Chapéu:  
11) Pra fazer o chapeuzinho de enfermeira, eu peguei esse molde aqui. Esse molde é metade do chapéu; é só inverter horizontalmente pra ter a outra parte. 12) Cortei no algodão cru e com o ferro grudei entretela colante. Só depois recortei a entretela.
   
13) A parte curva é um vinco e tem que ser feito! Fiz com ferro também. Mergulhei no chá preto que sobrou por uns 3 minutinhos e deixei secar. Depois de seco, é só unir os pontos pretos e vira um lindo chapeuzinho ^^  

 

 

 
Efeitos - Sangue e Envelhecimento:  

14) A parte mais divertida de todas =3 E de certa forma a mais delicada: você tem que tomar cuidado pra não ficar falso demais... Comecei pelos espirros de sangue. Com o vermelho-sangue-coagulado bem líquido, embebi uma trincha e atirei aleatoriamente no vestido (agora com os botões pregados - abotoe-os para fazer os efeitos), sapato e chapéu. Não ponha demais ou faça muito simétrico, entre ensangüentado e artificial a diferença é sutil ^^ Não se esqueça de fazer atrás do vestido e também nas laterais, em cima da costura.

 

 

15) Na máscara, peguei tinta acrílica preta diluída em água e pintei as dobras da gaze. Isso dá efeito de profundidade, e embora pareça meio esquisito no começo o resultado fica muito bom. Para manchas mais difusas de sangue, usei o aerógrafo com tinta vermelho ferrugem. Fiz manchas aleatórias em tudo, lembrando sempre das costas e das laterais do vestido! Por fim, o efeito de envelhecido/sujo fiz com aerógrafo e betume. No vestido, concentrei mais na barra da saia e das mangas para dar efeito de carbonizado.

Maquiagem:  
 
16) Dessa vez a minha branquelice foi útil XD Só tive que fazer as veias nas pernas, braços e colo. Fiz com lápis de olho preto (na verdade pedi pra minha mãe fazer, é bem difícil fazer sozinha atrás das pernas, no cotovelo...). Dica: se você não tiver spray fixador de maquiagem (como eu), spray fixador de cabelo também serve!  
   
 
17) Eis a Enfermeira de Silent Hill!!!
 

 

Voltar

1